quarta-feira, 15 de junho de 2011

POLÍTICA - A Balsa da Medusa

Pois é galera, Quarta feira é dia de política no moreiradeoliveira e para essa primeira postagem resolvi elucidar o motivo da figura que estampa a entrada do blog.
Essa linda pintura do artista romântico Gericault é chamada A Barca da Medusa e retrata o naufrágio da fragata francesa Medusa no início do século XIX, comandada por Huges du Roy de Chaumareys, um capitão há um quarto de século longe dos mares, uma indicação imprudente de cunho claramente político, pois o afastamento havia sido imposto por Napoleão e os Bourbons, agora no poder, queriam reestruturar uma França sem sinais do ex líder.
A Medusa saiu de Paris com 400 tripulantes, após um acidente causado por erro grosseiro do comandante, 253  tripulantes abandonaram a embarcação prometendo buscar socorro para os outros 147 à deriva em uma jangada de 8X15 metros que nunca veio.
Destes náufragos, apenas 10 sobreviveram aos 12 dias a deriva sem comida ou bebida, ao canibalismo e à disputa animalesca pela sobrevivência.
Essa história e essa pintura expressam muito bem o estardalhaço e a desgraça que a política sem desenvoltura e a incompetência diretiva do comando podem causar.
É exatamente a imagem desta pintura que me vem a mente quando tenho que escolher ou repudiar um líder, quando sigo ou abandono uma direção.
Política é coisa séria, é grande e é decisiva pro sucesso ou pro fracasso de qualquer empreitada.
Barco sem direção não chega a lugar algum...

Desculpa a demora em postar, tava fazendo prova de Processo do Trabalho, mas ainda postei a tempo!!!
Até amanhã galera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário