segunda-feira, 13 de junho de 2011

MEDICINA - Sistema Único de Saúde

Difícil começar a falar sobre medicina aqui por essas terras sem se ver obrigado a comentar o pano de fundo sobre o que se assenta.
Lembro-me que já nos bancos da faculdade comemorei duas décadas da fundação do Sistema Único de Saúde, do SUS ou, como alguns colegas gostam de chamar, do SUSto.
Ri, não posso negar que ri... SUSto foi uma boa tirada, mas a despeito da piadinha, nosso sistema de saúde merece a reflexão de hoje.
Faz tempo que os clamores da população por elementos fundamentais à vida digna são aclamados aos quatro ventos. Educação, segurança, emprego e saúde nunca saem da pauta.
Engraçado isso né, parece bom ter esses elementos na palma, mas me lembro que pleiteamos sempre o que ainda não conseguimos, ou o que ainda não conseguimos de maneira adequada, e infelizmente é o que ocorre com o acesso à saúde.
O salto dado pelo constituinte em 88 foi um esplendor, percebemos os transtornos que hoje, após vinte anos, o tinhoso congresso americano tem em entender que o estado pode dar garantias mínimas ao seu povo e nem por isso é comunista, ou traiu o sonho de liberdade liberal.
As dificuldades em se reconhecer o direito de todos ao tratamento médico, odontológico, psicológico e o que mais for preciso à saúde não requer grande empenho aqui, posto que já se assentou em nossas mentes, fato comprovado pelas constantes falas de pacientes revoltados por ter que esperar 2 meses para conseguir uma RM que será gratuito e que nunca conseguiria pagar sozinho. Eles sabem que esse direito é devido, já esta assentado neles.
Entretanto o esforço para se implementar esse direito tão facilmente reconhecido é hercúleo, travando uma série de batalhas até chegar à população necessitada.
Brigas político-partidárias no congresso, falta de verbas, incompetência legislativa, incompetência administrativa e incompetência fiscalizadora, associados à corrupção nos tês poderes, nos três níveis da administração e má formação de profissionais são apenas alguns dos muitos leões que abocanham a saúde de todos e adoecem o sistema.
O projeto de SUS é muito bom, sem demagogia, é muito bom mesmo, mas bom também é o paraíso e nem por isso ele vai surgir aqui no meio da América do Sul.
É preciso apontar objetivamente as falhas e propor as mudanças devidas, apoiar os bons projetos, melhorar o que já temos e providenciar mais, só assim o sistema se constrói, se firma e se mantém.
É nesse sentido que postarei nas próximas segundas feiras, apontarei problemas e tentarei propor soluções, aviando talvez algumas que já estejam a caminho.
Quem sabe assim a gente não se recupera do SUSto que eles têm nos passado por mais de duas décadas.
Abraço galera e até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário