sexta-feira, 10 de junho de 2011

Origens - Concepção

Como o esperado, esta primeira postagem será o começo de uma breve, não tão breve, apresentação.
Como prometido organizarei os dias da semana para cada assunto a ser tratado. As sextas-feiras falarei da minha vida, experiências, família e amigos.
Ta aí o começo:
Tudo começou com um namoro como tantos outros, durante a primeira metade da década de 80.
Os personagens do romance, meus pais, Sérgio e Cida, apenas adolescentes à época, completamente diferentes um do outro, se conheceram e se gostaram e namoraram e brigaram e namoraram e se casaram ainda jovens, 21 e 18 anos, na grande metrópole Ituiutaba.
Meu pai era um rapaz de classe média, filho de produtor rural, ainda por concluir o ensino médio,  católico pela família, minha mãe era presbiteriana numa família de católicos, entrando no ensino médio, trabalhando na rádio Difusora FM que era vizinha do papai, de família humilde, filha de lavadeira (minha avó lava roupa pra fora até hoje, não larga do tanque por nada) e de pedreiro.
As famílias não foram muito a favor da relação, mas esses detalhes eu vou saltar.
Casaram-se, mudaram-se para Ipiaçú, município de uns 3 mil habitantes na época,  que hoje já deve estar quase com 5 mil. Primeiro moraram na fazenda Santa Terezinha, dos meus avos paternos, depois se mudaram para a cidade.
Quase quatro anos após o casamento, nasci. Dia 3 de Dezembro de 1987, as 10:30 horas da manhã, no Hospital São José, pelas mãos do casal oitenta da Ginecologia e Obstetrícia Tijucana Rosane e Dácio.
Meu avô Guilherme sempre me disse que no momento em que nasci ele escutou meu choro na fazenda, eu sei que os 70 km de distância entre o hospital e onde ele estava tornam difícil a veracidade, mas sempre acreditei quando não era capaz de raciocinar isso e decidi continuar acreditando quando passei a ser capaz.
Nasci e cresci com toda a atenção, mudei o ambiente em casa, meu pai e minha mãe, apesar da inexperiência, não pecaram, foram pais exemplares, atenciosos, dedicados, carinhosos, exemplos de comportamento, de humildade, de companheirismo, de respeito, de honra, de educação e de amor.
Fui o primeiro filho, primeiro neto dos 4 avós, conheci 2 bisavós, sendo que era o primeiro bisneto de uma delas, de quem ainda guardo alguma lembrança.
Um ano e quatro meses depois nasceu meu irmão, Paulo Sérgio Sousa Moreira de Oliveira Júnior. O Paulo, apesar de ser muito diferente de mim, sempre foi meu maior parceiro, meu melhor amigo, companheiro em tudo que sempre fiz e de quem guardo as melhores lembranças, mas falarei dele em uma postagem só pra isso mais adiante.
Um ano e oito meses depois do Paulo veio a Carolina, Carolina Sousa Moreira de Oliveira, a menininha que o papai tanto esperou e a quem reservarei uma postagem própria.
Enfim, um ano e cinco meses depois nasceu a última, a Sarinha, Sara Moreira Sousa de Oliveira, branquinha, loirinha, do olho azulzinho, nervosa demais e com o coração mais bonito, mas também merecerá postagem futura.
Entre 87 e 93 mamãe cuidou de gestar 4 filhos e ajudar o papai, que ajudou na fazenda de meu avo, onde passei bons momentos, abriram um açougue onde aprendi a comer pão (explicarei depois) e nos educou. Enquanto isso eu cuidei de curtir, brinquei, aprendi a falar, andar, fazer arte e fazer fogo(adoro fogo).
Em 93 eu e o Paulo entramos na escola, no Grupo Escolar Barão do Rio Branco e este momento encerra essa primeira postagem.
Sexta que vem continuo daqui...

10 comentários:

  1. Muito bom poder te ler, e saber um pouco mais aqui de casa, já que minha cabeça é ruim e não me lembro bem de muitas coisas.
    Estarei sempre aqui.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ...Nesses tempos onde a família parece ter perdido o significado para tantos, é quase raro ver alguém dedicando tempo para compartilhar com o mundo detalhes tão singelos oriundos do vínculo familiar.

    ResponderExcluir
  4. Ahh já fiquei curiosa pra ler o próximo post...

    ResponderExcluir
  5. Que maneira bonita de contar a sua história...

    ResponderExcluir
  6. Boa Sergio,quando postar novamente me avise! Tambem quero um topico so meuuuu
    obs:nao sei pq ta aparecendo "encrenka" ai hahahaha. ass:nadia

    ResponderExcluir
  7. Valeu pelos comentarios e pelo apoio aí gente!!!
    Vou tentar postar todo dia um assunto novo aí pra vcs e nas sextas contar um punhado de acontecidos bem bacanas!!!
    flow

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do formato do seu blog!
    Fantástico!
    Voltarei todos os dias!
    Abração!
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir