sábado, 11 de junho de 2011

Educação comparada

Como disse, cada dia da semana terá uma pauta particular e para o sabadão restou o tema educação e pesquisa.
Como alguns de vocês sabem, faz alguns anos que me interessei pela formação acadêmica fora do Brasil, com especial atenção pelo modelo estadunidense.
Durante os primeiros sábados deste blog apresentarei de  forma singela a estrutura de ensino de diversas nações, de forma a permitir a comparação com a nossa estrutura e possibilitar alguma reflexão sobre nossas falhas, possíveis sucessos, além de garantir informação bastante útil para aqueles que, como eu, planejam algum tipo de estudo fora do meu Brasil varonil.

USA - K-12

Alguns números devem ser apresentados: 99% da população é alfabetizada, 878 bilhões de dólares investidos anualmente em educação, 75 milhões de estudantes matriculados (destes 55 milhões nas elementary schools), 11% dos estudantes frequentam escolas particulares, sendo que mais 50 % delas são vinculadas a instituições religiosas, 100 mil instituições de ensino público, 4200 instituições de ensino superior.
A descentralização é um ponto marcante do modelo ianque, portanto, essa postagem retrata o mais comum, mas deixo claro a existência de algumas variantes.
A criança entra no sistema por volta dos 3 ou 4 anos nas crèches, Pre-school, Head-start ou Pre-Kindergarten (qualquer uma e apenas se os pais desejarem)  que fornecem nutrição e aprendizado social preparativo para o currículo K-12, base da formação nos EUA.
A partir dos 5 anos é obrigatória a matrícula das crianças nas escolas (exceção feita aos adeptos do homeschooling sobre o que ainda falarei em outra oportunidade). A sigla K-12 representa a série de ingresso (Kindergarten) e o ano de conclusão (12ª grade).
Esse percurso de 13 anos é subdividido em Elementary School ou Primary School (como a Escola Primária de Springfield dos simpsons), que engloba kindergarten, 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª grades e High School ou Secondary School (como a dos barrados no baile ou pra quem é mais novo a do High School Music) que engloba invariavelmente as 9ª (ou freshman year), 10ª (ou sophomore year), 11ª (ou junior year) e 12ª grades (ou senior year).
O currículo da Primary School varia muito de estado para estado, mesmo de distrito escolar para distrito escolar dentro do mesmo estado, mas um princípio que salta aos olhos é o "No Child Left Behind" (NCLB), base para as recuperações e quedas no número de reprovações (eles vem tentando implantar isso no Brasil, mas comentarei isso com mais sagacidade em momento apropriado).
Basicamente as crianças aprendem Aritmética, Inglês (Vocabulário e Gramática), Estudos Sociais (História e Geografia dos EUA) e Ciências.
Em vários estados há divisão da Elementary School que pode seguir até a 5ª grade e a partir daí o aluno se matricula na Middle School para fazer as 6ª, 7ª e 8ª grades para depois seguir para a High School, ou então pode seguir na Elementary School até a 6ª grade, sendo que os 6 anos restantes passam a ser divididos em Júnior High School (7ª, 8ª e 9ª grades) e Senior High School (10ª, 11ª e 12ª grades).
A diferença entre a Middle School e a Junior High School é que esta apresenta estrutura semelhante a da High School, com aulas de 45-50 minutos, disciplinas e departamentos bem divididos e salas maiores, já naquela existem maior proporção entre alunos e professores e abordagem multidisciplinar.
O currículo obrigatório da High School deve conter 2 anos de Ciências (Biologia, Física e Química), 2 anos de Matemática (Álgebra, Geometria, pré-Cálculo e Estatística), 4 anos de Inglês (Literatura, Redação, Gramática e Interpretação), Ciências Sociais (História Americana, História Geral, Política, Economia) e Educação Física. Não é necessário o estudo de nenhuma língua estrangeira.
As High School apresenta alguns aspectos interessantes como o amplo espectro de disciplinas eletivas à escolha do aluno, clubes, ligas, estágios, esportes (e eles são mesmo fortes nesta área), música, atividades práticas em laboratórios de mecânica, química, biologia, jornalismo, eletrica, eletrônica, etc. Além disso, um sistema de cursos avançados e de títulos concedidos mediante mérito escolar ou provas enriquece o ambiente de disputa e preparo de currículo forte para o ensino superior ou para o trabalho.
Os Cursos avançados mais famosos são os International Baccalaureate (IB) e Advanced Placement (AP) que garantem honras curriculares e créditos no futuro curso superior, e até o ganho de um ano nestes cursos.
Essa megaestrutura tornou inviável a existência de pequenas High School, que vem se tornando grandes centros com ate 5000 mil alunos, quase sempre em centros urbanos.
Existe hoje uma forte disputa entre as grandes e mais famosas High Schools americanas, algumas fundadas no século XVII, centralizando a formação de grande parte dos líderes políticos e intelectuais da nação.
Essas grandes High Schools selecionam seus alunos, por vezes, mediante prova de ingresso e análise de curriculo tão concorridas quanto as Universidades.
Existem tipos específicos de High Schools como as International Baccalaureate Schools, as Magnet Schools, Charter Schools, com características específicas.
Rankings como o da USNEWS liberam anualmente a lista das melhores Secondary Schools nos EUA. A lista das 10 primeiras deste ano é a seguinte:
1- Thomas Jefferson High School For Science and Technology - Alexandria, VA
2- International Academy - Bloomfield Hills, MI
3- Whitney High School - Cerritos, CA
4- Oxford Academy - Cypress, CA
5- The School for the Talented and Gifted (TAG Magnet) - Dallas, TX
6- Newcomers High School - Long Island City, NY
7- Pacific Colegiate School - Santa Cruz, CA
8- The School of Science and Engeneering Magnet (SEM) - Dallas, TX
9- BASIS Tucson - Tucson, AZ
10- International School - Bellevue, WA

As notas durante o K-12 são graduadas em: A+ (97-100); A (93-96), A- (90-92); B+ (87-89); B (83-86); B- (80-82); C+ (77-79); C (73-76); C- (70-72); D+ (67-69); D (63-66); D- (60-62); F (<60). Algumas escolas usam E para valores entre 50 e 59.
Para garantir a qualidade do ensino são aplicados os famosos Standardized Tests de cada estado como o Massashussets Comprehensive Assessment System  (MCAS), Flórida Comprehensive Assessment Test (FCAT), Regents Examinations de Nova  Iorque.
Após a conclusão do ensino secundário o aluno deve prestar uma prova denominada ACT  ou SAT I e II (Scholastic Assessment Test) que junto a outros critérios faram jus ao ingresso em uma universidade americana.
Semana que vem, no Sábado, falarei sobre o ingresso em universidades norte americanas, tanto para nativos quanto para estrangeiros.
Abraços galera e até amanhã!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário